Biodiesel

Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) firmaram uma parceria para entrar no setor de produção de biodiesel. O projeto prevê a instalação de uma miniusina piloto em comodato com a Coasul - Cooperativa Agroindustrial de São João.

O projeto já foi apresentado oficialmente à Coasul, em uma reunião com representantes da Copel, da Seab, da administração municipal e da Emater. Na oportunidade, o engenheiro químico da Copel, Noel Massinhan Levy, apresentou os dados técnicos do projeto e destacou que a miniusina terá capacidade de produção de cinco mil litros de biodiesel por dia. Além disso, o diretor de engenharia da companhia, Luiz Antônio Rossafa revelou que este “poderá ser um projeto piloto de desenvolvimento e pesquisa em escala real, e que deverá ser implantado em todo o Estado”.

O empreendimento está sendo pensado com a participação efetiva dos agricultores familiares da região, já que o Sudoeste é a principal região de agricultura familiar do Paraná e que a cooperativa é a maior em grãos na área.

Veja mais